Return to Articles Index.
Read English version of this Guide.
Download the English version of this article in Rich Text Format


Translation : Filipe Drumond



BÁSICO DO VIRTUALDUB

Para Ser Usado Com DivX

 

Por Mike K.

 

Virtual Dub é um programa amigável que deixa você fazer edições simples e compressão de vários arquivos de audio e de videos.

Para arquivos DivX, eu uso-o principalmente para três coisas: partir grandes filmes DivX em arquivos abaixo de 700 MB (tamanho de um CD), consertar arquivos de DivX estragados, e recomprimir arquivos DivX para um tamanho pequeno.

 

Partindo Arquivos:

 

Primeiro vá em File->OpenVideoFile e seleione o arquivo DivX que você quer partir. Você vai ver o filme carregar em duas janelas no VirtualDub (realmente você vai ver apenas dois boxes cinza até que você pressione Play). A janela esquerda é a entrada(input), e a janela da direita é a saída(output).

Os controles ao longo da parte inferior são controles padrões de DVD: Stop, Play(entrada), Play(saída), Regressar Capítulo(Chapter Backward), Regressar Quadro(Frame Backward), etc. Há uma barra de rolagem sob as janelas do filme para deixar você rapidamente pular para qualquer parte do filme. Há também alguns botões que pode não ser tão óbvios quanto as suas funções. Há realmente apenas dois botões úteis entre estes mensionados a pouco. Você vai ver dois botões com uma seta e uma figura de uma chave sob eles. Ele permitem você regressar ou adiantar um key-frame. Isto auxilia porque você vai precisar cortar o filme em um key-frame ou você pode ter problemas no início ou fim de seus dois (ou mais) novos arquivos.

Agora você vai ter que configurar o Virtual Dub para fazer uma cópia direta (direct copy) em vez de que tentando recomprimir seu filme. Vá em Video->DirectStreamCopy. Então vá em Audio e tenha certeza que DirectStremCopy está selecionado(ele já é selecionado por padrão). Agora ele está configurado para fazer uma cópia fiel de seu arquivo.

Tudo aquilo deixa você selecionar onde você quer cortar seu filme. Comece indo para o início do filme. Vá em Edit->SetSelectionStart. Então encontre o ponto que você gostaria de finalizar seu filme, usualmente próximo ao meio. Apenas use a barra de rolagem, e quando você encontrar a localização aproximada use os botões Key-frame Forward/Key-frame Backward para ter certeza que você está em um key-frame (dependendo em como o filme foi comprimido pode ter um key-frame em todo 1 segundo ou em todo 10 segundos). Memorize o número do quadro que você está (canto direito em baixo). Vá em Edit->SetSelectionEnd e então em File->SaveAVI e escolha o nome do primeiro arquivo (ex: nomedofilme.avi). Agora volte para o key-frame que você selecionou. Você pode voltar alguns key-frames se você gostaria que os arquivos sobrepusessem um pouco. Escolha a localização e então vá em Edit->SetSelectionEnd então vá ao fim do filme e Edit->SetSelectionEnd. Novamente, vá em File->SaveAVI e escolha um nome para o segundo arquivo (nomedoarquivo2.avi).

Deixe ele compiar e então você terminou! Teste os dois novos arquivos e então você pode apagar o velho e longo arquivo.

 

 

Corrigindo Filmes DivX:

 

Primeiro deixe-me dizer que isto NÃO é uma cura para todos os arquivos DivX estragados. Entretanto, se você comprimir um arquivo para DivX e ele simplismente não roda em nenhum player padrão de DivX há uma boa chance que ele seja corrijido (isto NÃO corrige nenhum problemas gráficos, apenas problemas de CARREGAMENTO algumas vezes causados pelo Flask/etc.).


Return to Articles Index.



Duplication of links or content is strictly prohibited. (C) DIGITAL DIGEST - DVD 1999 - 2002