Page 2 of 2: Portuguese Version

Translated by : Abner R. Fernandes

INTRODUÇÃO:
--------------------------
    Vários fatores devem ser considerados quando se captura vídeo de uma fonte VHS. Eu não sou nenhum especialista em vídeo digital, mas através do doloroso processo de tentativas escolhi uma resolução para minhas capturas e compartilharei minha experiência. Assim você não desperdiçará tanto tempo como eu capturando e comprimindo diversas vezes.
INFORMAÇÕES LEGAIS:
--------------------------
    Esteja ciente de que você deve possuir os direitos para fazer uma cópia de qualquer material registrado, como filmes ou clipes de vídeo. Se você não possuir os direitos autorais, prossiga por seu próprio risco. Falando sobre riscos, eu não me responsabilizarei pelo uso dos procedimentos descritos neste documento. Isto é somente um um guia para o ajudar com suas capturas. Qualquer dano causado a seu sistema pelos procedimentos aqui mencionados será problema seu, e não meu.
A RESOLUÇÃO DE VHS:
--------------------------
    Se você procurar informações sobre a resolução de VHS na internet, você achará basicamente 352x240 com 29.967 fps (Quadros Por Segundo) para NTSC e 352x288 com 25 fps para PAL-M. Se você capturar com esta resolução, o resultado será ruim. Sendo assim, será que todos esses documentos encontrados estavam errados? Não, eles estão inexatos, ou talvez um pouco incompletos. O vídeo VHS trabalha com o sistema entrelaçado (não progressivo), que significa desenhar cada quadro duas vezes na tela (um campo com as linhas pares e o seguinte com as linhas impares). Na realidade, todo quadro de um vídeo entrelaçado é dividido em dois campos (a razão para isto é uma história longa que vem dos primeiros TELEVISORES. Você pode achar mais informação sobre isto na sessão de artigos de www.divx-digest.com). Devido ao entrelaçamento destes dois campos para formação do quadro, este possui muito mais do que 240 ou 288 linhas de informação. Se você captura às 352x240 ou 352x288 que você estará capturando apenas o primeiro campo e sempre perdendo o segundo, obtendo desta forma somente a metade da resolução.
OS ARTEFATOS DE COMPRESSÃO:
--------------------------
    Outro ponto interessante é a compressão que você usa. Algoritmos de compressão (ex: Divx; -) ou indeo da intel ou o VCR1 e VCR2 da ATI, etc.) dividem a informação de vídeo em macroblocos de16x16 pixel. Quando menor a resolução que você usa, maior e mais aparente serão os macroblocos. Assim, até mesmo se sua fonte vídeo for de resolução muito baixa, você deve capturar com pelo menos 320x240, ou os resultados parecerão estranhos. Também, se você pretende recomprimir este vídeo posteriormente, ou se você pretender editá-lo, tente capturar com a menor compressão possível. Se você possui bastante espaço livre, e seu HD pode manter altas taxas de transferência, use formatos descomprimidos. Ao capturar um filme que tem legendas ou qualquer texto pequeno com a resolução padrão 352x240, você obterá pequenos " fantasmas " ao redor do texto após comprimi-lo com uma alta taxa de compressão, como Divx; -). Como uma foto jpg muito comprimida. O mesmo efeito (defeito) aparecerá nos contornos fortes (borda entre regiões contrastantes da imagem). Também há uma grande diferença entre vídeos capturados de uma fonte de VHS e os ripados de DVDs: o ruído. Se você comprime um vídeo ripado de DVD para a resolução de 352x240 com divx, você obtêm um resultado bom, porque a fonte do vídeo não possui ruídos. Por outro lado, se você comprimir um vídeo de fonte VHS com a mesma resolução, o ruído será visível e ampliado, e aumentará o bitrate necessário.
A SOLUÇÃO SUGERIDA:
--------------------------
    Se você quer que seu vídeo capturado pareça-se igual a fonte de VHS (infelizmente não podemos ver algo melhor), capture com 640x480 a 29.967 fps, e então DESENTRELACE. Você pode fazer isso com softwares como Adobe Premiere ou VirtualDub (este ultimo é altamente recomendado - faça um download apartir da sessão de software do www.divx-digest.com). Porém, esta resolução exige muito poder de processamento e espaço livre em disco. Alguns peritos diriam que tal resolução é muito alta para uma fonte de VHS sendo um desperdício de tempo e espaço, mas eu insisto: se você deseja perfeição, tente esta resolução. Agora, se você não precisa de tal perfeição, ou seu sistema não suporta, use 512x384 a 29.967 e o resultado será quase tão bom quanto 640x480. Eu tenho um ATI ALL IN WONDER PRO com 8Mb em um K6 2 400 MHz com 128 Mb RAM e esta resolução trabalha bem com o codec ATI VCR2. Por último, se você está sem espaço de disco, ou em um sistema lento, ou até mesmo se você quer fazer um vídeo compatível com VCD (que DEVE ter 352x240 com 29.967fps), capture com 352x480 com 29.967fps (deste modo você captura ambos os campos), e então redimensione para 352x240 com o VirtualDub usando o recurso de filtro " precise bicubic ". Este procedimento está descrito no home-page da Divx-Digest.
CONCLUSÃO:
--------------------------
    A resolução de captura dependerá da qualidade final pretendida ou de sua necessidade. Capturando com a resolução padrão de VHS, todo segundo campo do vídeo não será capturado, resultando em perda de qualidade, desde que o sistema entrelaçado desenha "meio quadro " a 60 Hz, e não quadros realmente completos a 30 Hz. Capturando com a resolução de 512x384 com 29.967 fps ambos os campos serão capturados, dando um resultado bom e não exigindo muito poder do sistema. Ao capturar de uma fonte de VHS com resoluções maiores que a padrão (ex.: 512x384), é recomendado que se desentrelace o vídeo capturado para economizar espaço e melhorar a qualidade.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
--------------------------
    -Se sua placa de captura não pode capturar em resoluções como 352x480 ou 512x384, use VirtualDub para fazer isto escolhendo a opção " set custom format " debaixo do " menu de vídeo ".

    - se você esta usando o codec ATI VCR2 (somente usuários de placas ATI), o sistema pode travar quando recomprimir o vídeo ou até mesmo ao selecionar esta função. ATI não explica isto, e sugere atualizar o "ATI vídeo player" para uma versão mais nova, mas não funcionou para mim. A solução que eu encontrei foi fazer "downgrade" ( retornar a uma versão anterior ) do ATI vídeo player para versão 530005 (eu estava usando 5350002 antes). Eu realmente não posso comentar a diferença entre as versões 5xxxxx. Tudo que eu posso dizer é que as versões mais novas têm mais problemas.

    -Se você estiver capturando um filme longo, você enfrentará o limite de 2Gb para os arquivos AVI (sim, quando a Microsoft criou AVI, eles pensaram que 2Gb seriam mais que suficientes). E mesmo se você salvar seus arquivos com o padrão AVI 2.0 (que ultrapassa esta barreira), você ainda enfrentará o limite de 4GB para o sistema de arquivos do Windows 95/98. Para resolver este problema você pode usar o Windows NT ou pode capturar com VirtualDub (como eu disse antes, este software é altamente recomendado). VirtualDub pode dividir o vídeo em arquivos de 2Gb ou arquivos menores em tempo real durante a captura. Interpretando estes arquivos como se fossem um único arquivo grande.
CONTATO:
--------------------------

Go to Part 2 : Inverse Telecine (English Only)

 

 


  1   2